Pedra nos rins

Cirurgião Dr. Rafael Florencio

O que é pedra nos rins?

As pedras nos rins são verdadeiras pedras que se formam no rim. Eles são mais frequentes em homens. 75% daqueles pacientes que já apresentaram alguma crise renal terão novos episódios ao longo da vida.

Mas porque se formam pedras na urina? A urina é o meio de eliminação de determinadas substâncias em excesso do organismo como cálcio, magnésio, potássio, fosfato, entre outros. Essas substancia se encontram altamente concentradas na urina, o que favorece que umas se liguem as outras. Esse depósito de substâncias leva a formação de conglomerados de sais (cálcio, fosfato, oxalato) e desse modo ao aparecimento de cálculo renal.

Existem vários tipos de cálculos renais, sendo os mais habituais de oxalato de cálcio. Outros tipos incluem os cálculos de fosfato de cálcio, ácido úrico, ou cálculos formados por alguns tipos de medicamentos.

Como se formam as pedras nos rins?

O processo de formação das pedras nos rins é complexo e envolve aspectos físicos e químicos. De forma bastante simplificada, substâncias como cálcio, oxalato, fósforo e ácido úrico podem se agrupar formando estruturas cristalinas. Além disso, ingestão insuficiente de água ou excessiva transpiração podem provocar redução do volume de urina, aumentando as chances de encontro e agregação dessas substâncias. No entanto, existem outras substâncias na urina, como citrato e magnésio, que atuam como inibidores dessa agregação.

Quais os sintomas de pedras nos rins?

Os sintomas das pedras nos rins são facilmente observados, visto que o quadro proporciona dor intensa ao paciente. A dor surge quando a pedra é muito grande e fica aprisionada no rim, ou então quando ela começa a tentar sair pelo ureter (conduto de escoamento da urina dos rins para a bexiga). Dores também podem ser percebidas quando as pedras ocasionam algum tipo de infecção.

Além da dor, os principais sintomas que podem ser percebidos por portadores de pedra nos rins são:
-Urina rosa, vermelha ou marrom devido à presença de sangue
-Aumento da necessidade de urinar
-Dor intensa na parte de baixo das costas, podendo ir até a virilha ou testículos
náuseas e vômitos
-Dificuldade de repouso devido a dor intensa
- Além disso, nos casos em que a pessoa apresenta infecção, sintomas como febre, calafrios e diarréias podem surgir.

Como tratar pedra nos rins ?

As formas de tratamento das pedras nos rins dependem basicamente do tamanho e localização do cálculo.

Quais são os tipos de tratamento para pedras nos rins?

Para pedras pequenas (Menores que 5mm): o tratamento clinico expulsivo é o mais recomendado, com chances de eliminação espontânea de ate 90%. Medicações como alfa bloqueadores (tansulosina, doxazosina) auxiliam no “relaxamento “do tônus ureteral, facilitando a passagem do cálculo.

Para pedras maiores (Entre 6mm e 2,0cm): apesar de ainda haver chances de eliminação espontânea, as chances de sucesso são menores, caindo para ate 47%. Tratamentos minimamente invasivos a laser (ureterolitotripsia rígida e flexível) são recomendados nestes casos com taxas de resolução altas.

Para casos raros (Acima de 2,0cm): Nestes casos o procedimento cirúrgico é a única opção, sendo a nefrolitotripsia percutânea a 1ª escolha. Porém, de acordo com a anatomia, dureza do calculo e desejo do paciente, a ureterolitotripsia flexível a laser também se torna uma opção menos agressiva.

Cirurgia para Pedra nos Rins

Para a cirurgia para pedra nos rins é utilizada apenas quando os cálculos renais têm mais de 6 mm ou quando a ingestão de medicamentos não é suficiente para os eliminar na urina. Normalmente, a recuperação da cirurgia para pedra nos rins dura até 3 dias, sendo mais demorada nos casos de pedras com mais de 2 cm, quando é necessário fazer um corte para chegar ao rim, podendo demorar até 1 semana para o paciente poder voltar a trabalhar, por exemplo. Após a cirurgia para pedra nos rins, o paciente deve manter uma dieta saudável e ingerir, pelo menos, 1 litro de água por dia para evitar o surgimento de novas pedras nos rins.

Tipos de cirurgia para tratamento de pedra nos rins

Os principais procedimentos para remoção de cálculos renais são:
Ureterorrenolitotripsia a laser;
Nefrolitotripsia percutânea;
Litotripsia extracorpórea.

Ureterorrenolitotripsia flexível a laser

Na ureterorrenolitotripsia flexível, uma câmera, fina e flexível é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. Esse aparelho é controlado pelo médico cirurgião e permite olhar para cima, para baixo, para direita e esquerda. Isso garante uma exploração minuciosa e completa do rim. Identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e pulverizamos os cálculos renais. O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia com as instruções sobre o pós-operatório

Nefrolitotripsia percutânea

Por meio de uma pequena incisão nas costas, um equipamento com câmera (nefroscópio) é introduzido até o rim do paciente e através desta câmera, o cirurgião consegue navegar por dentro do órgão e visualizar os cálculos renais. Com a ajuda de um equipamento ultrassônico ou laser introduzido pelo nefroscópio, as pedras são fragmentadas e aspiradas. Geralmente, este tipo de cirurgia é utilizado para tratamento de pedras maiores que 2,5 cm.

Litotripsia extra-corpórea por ondas de choque (LECO)

É conhecida popularmente como “bater as pedras”, pelo som característico do aparelho utilizado ou “tratamento por laser”, embora não utilize essa forma de energia. Neste procedimento, localiza-se o cálculo por meio de raio X ou ultrassom anexos ao aparelho. O aparelho gera ondas de choque que atravessam o corpo e os rins e fragmentam as pedras nos rins. Há algumas ressalvas para o uso dessa técnica. Não é recomenda para cálculos maiores que 2cm, cálculos no pólo inferior dor rim ou com densidade acima de 1000uH.

Qual a melhor cirurgia para retirar pedra nos rins?

Como vimos acima, existem diferentes formas de tratar pedra nos rins. O Médico Urologista Dr. Rafael Florencio vai avaliar o histórico do paciente, exames de laboratório e características dos cálculos ao exame de imagem para definir qual é a mais adequada entre os tratamentos do cálculo renal.

Qual o valor para uma cirurgia de pedra nos rins?

Os preços da cirurgia de pedra nos rins variam conforme a modalidade de tratamento a ser aplicada, o hospital em que será realizada a cirurgia, a habilidade e experiência do cirurgião. Enquanto alguns procedimentos são simples, outros demandam maior quantidade de materiais, além de experiência e habilidade do médico urologista. Por isso, para saber o preço da cirurgia de pedras nos rins, agende uma consulta com o Dr. Rafael Florencio e ele poderá avaliar o seu caso!

Fale com o Urologista

Dr. Rafael Florencio

    Entre em contato hoje mesmo com o consultório do Dr. Rafael Florencio para agendar uma consulta ou esclarecer suas dúvidas.
    Está com dores e suspeitando de pedra nos rins?


Dr Rafael Florencio urologista

Agende sua consulta